Fique por dentro

Aqui no Centro de Educação João Paulo II nunca faltam boas notícias. Veja a nossa seleção de matérias e veja o que nossos amigos e parceiros andam falando por aí.

1.º Prêmio Professor Belmiro Castor de Educação

1.º Prêmio Professor Belmiro Castor de Educação

21.11.2016 | « voltar

 O Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) vai promover no dia 24 de novembro, às 14h, na Universidade Positivo, o 1.º Prêmio Professor Belmiro Castor de Educação. A ideia da premiação é recompensar as escolas que mais se destacaram na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e manter vivo o legado deixado pelo professor Belmiro Castor. “Pensamos no prêmio como uma maneira de recompensar os esforços que as instituições públicas do Estado têm em melhorar a formação das nossas crianças, além, é claro, de manter a memória e os ideias do meu querido Belmo”, conta Elizabeth Bettega Castor, presidente do CEJPII.

O prêmio vai avaliar os três melhores resultados de escolas do Ensino Fundamental I e II. Cada instituição vencedora receberá computadores, tablets e livros pedagógicos, dependendo do resultado do IDEB e da colocação no prêmio. A banca examinadora será composta por técnicos da Secretaria Estadual de Educação que vão avaliar os resultados do índice

O professor Belmiro Castor, como era carinhosamente conhecido, sempre foi um mestre dedicado e quando falava sobre educação gostava de citar a frase do filósofo norte-americano John Rawls: “A sociedade justa não é aquela que garante a todos os seus filhos a plena realização de seus objetivos, pois isso é impossível. Mas é aquela que garante a todos os seus filhos possibilidades semelhantes de alcançar essa realização.”. Com esse pensamento visionário, ele e um grupo de amigos fundaram o Centro de Educação João Paulo II que atende crianças carentes em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.

O intuito do CEJPII é desenvolver uma organização educacional privada que para aperfeiçoe, complemente e apóie a educação pública das crianças de baixa renda, demonstrando que uma educação de alta qualidade pode estar ao alcance de qualquer criança, independentemente de renda, raça, condição social ou afiliação religiosa. “No caminho trilhado até agora, já obtivemos algumas conquistas como ajudar a Escola Municipal Dona Júlia Wanderley a alcançar o primeiro lugar no IDEB 2015 de Piraquara”, diz Elizabeth.

Para ela, o Centro é um exemplo de que é possível multiplicar ações e iniciativas ligadas ao desenvolvimento da educação pública no Brasil. “Estamos plantando a semente para sensibilizar a sociedade e para que mais pessoas e instituições pensem na educação como responsabilidade de todos. Somente em conjunto, assim como defendia o Belmo, conseguiremos formar cidadãos dignos e justos”, afirma.