Fique por dentro

Aqui no Centro de Educação João Paulo II nunca faltam boas notícias. Veja a nossa seleção de matérias e veja o que nossos amigos e parceiros andam falando por aí.

Karate integra pais e alunos

Karate integra pais e alunos

06.06.2012 | « voltar

 Escola para crianças carentes de Piraquara faz curso para formar pais auxiliares técnicos do esporte

No dia 23 de junho, a Associação Jovem Atleta do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) vai realizar um Curso de Arbitragem de Karate, para os pais dos atletas. Segundo a professora de karate Priscila Vilas Boas do Nascimento, será um treinamento prático e teórico para formar os pais no quesito arbitragem e regras do esporte. “Essa capacitação vai preparar e formar novos árbitros, que vão auxiliar a equipe técnica da associação. Isso vai trazer maior credibilidade aos torneios e diminuir o índice de erros nos campeonatos”, explica.


De acordo com a professora nos próximos campeonatos de karate os pais participarão de forma efetiva, auxiliando os atletas antes dos torneios, conferindo os equipamentos de segurança e conhecendo as regras do esporte. “O objetivo é integrar a escola e toda a família por meio do esporte”, afirma Priscila.


A Associação Jovem Atleta do CEJPII foi fundada em 2011 e atende todos os alunos da escola, desde as turmas de educação infantil até o 7.º ano. As aulas acontecem duas vezes por semana e segundo a professora 60 atletas foram selecionados para participar de campeonatos externos. A equipe que já obteve destaque nos campeonatos de que participou, recebeu um convite para se filiar à Federação de Karate Interestilos do Paraná (FEKIP). Além disso, seis atletas foram convidados a participar de campeonatos de nível internacional como no Chile.


Para a professora o esporte trouxe mais disciplina aos alunos, o que elevou o índice de comprometimento com as atividades escolares. “A maior mudança percebida entre essas crianças foi a melhora no comportamento deles. Além disso, notamos uma interação maior entre os alunos, o respeito aos colegas e a contenção da agressividade”, avalia.


O Centro de Educação João Paulo II atende 210 alunos carentes de 3 a 14 anos de Piraquara, na Grande Curitiba, com ensino integral das 8h às 16h30 na escola infantil (3 a 4 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para 150 estudantes da rede pública.