Alunos da Educação Infantil do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), em Piraquara, estão vivenciando a rotina dos bombeiros. Até o final deste mês, as aulas serão direcionadas a ensinar as crianças sobre a importância do profissional para a sociedade e como funciona a rotina de atendimentos e de resgates. “O principal objetivo do projeto é demonstrar para as crianças a importância do trabalho exercido pelos bombeiros e os cuidados que nós, cidadãos, devemos ter para evitar acidentes, principalmente dentro de casa”, explica Alexandra Lima, coordenadora pedagógica do Centro.
Outro ponto importante apresentado nas aulas são as noções básicas de primeiros socorros. “Nesta etapa as crianças aprendem o que fazer quando presenciam um acidente em casa, quais materiais ficam na caixinha de primeiros socorros e para que serve cada um. Além disso, todos os alunos foram orientados a guardar o telefone do Corpo de Bombeiro, em caso de emergência”, conta a coordenadora.
Entre as atividades que estão sendo realizadas, está programada uma aula de culinária, na qual os alunos farão pães e bolachas em formato de carro e que poderão ser decorados depois de assados. “Nessa aula o objetivo é mostrar quais os cuidados as crianças devem ter dentro de uma cozinha e como se comportar quando o forno e o fogão estiverem ligados. Além disso, também será ressaltada a importância de uma alimentação saudável”, diz Alexandra.
No início do projeto, os estudantes receberam a visita dos bombeiros, que demonstraram os equipamentos utilizados e as viaturas de resgate. “Esse dia foi muito proveitoso para as crianças, que ficaram fascinadas com os materiais apresentados. Elas também foram instruídas a não passar trote para o telefone da corporação e todas conseguiram entender a gravidade desse tipo de atitude”, relata a coordenadora.
Outra atividade realizada pelos alunos foi um dia especial em comemoração ao bombeiro. Nesse dia as crianças tiveram que envolver os pais, pedindo ajuda para confeccionar carros de bombeiro com caixas de papelão. Os alunos também improvisaram uniformes de bombeiro e fizeram um desfile na escola com todos os materiais produzidos. “Também foi realizada uma aula de noções básicas de trânsito com um minicircuito de ruas, com faixas de pedestres e sinalizações. Essa foi a maneira encontrada para ensinar de forma lúdica, envolvendo pais e alunos”, esclarece a coordenadora.
O Projeto
O Centro de Educação João Paulo II atende 260 alunos carentes de 3 a 13 anos, com ensino integral das 7h50 às 16h50 na educação infantil (3 a 6 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para estudantes da rede pública. Os alunos têm uma jornada escolar diária de mais de oito horas, a mesma dos países desenvolvidos e duas vezes maior do que a jornada comum nas escolas brasileiras. Os estudantes são selecionados pelo critério da renda familiar, ou seja, quanto menor a renda, maior a prioridade para a matrícula.