Campeonato de karatê vai reunir mais de 200 jovens atletas

Neste sábado (30), a partir das 9h, será realizado na PUCPR o 1.° Campeonato de Integração de Karatê, que vai reunir mais de 200 atletas de Curitiba, Piraquara, Colombo e de Paranaguá. A competição está sendo realizada pela Associação Jovem Atleta do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) e colaboradores em parceria com a PUCPR. De acordo com Priscila Vilas Boas, professora de karatê da escola, o evento será uma oportunidade para que muitos jovens atletas possam participar de uma disputa de alto nível, contribuindo para o aperfeiçoamento da técnica.

A competição também vai auxiliar os caratecas a sentirem como é a expectativa durante os campeonatos e ajudá-los a manter a concentração, mesmo em momentos de ansiedade. “Muitos atletas de outras instituições não conseguem participar de campeonatos organizados pela federação por conta das despesas com as viagens. Então, decidimos realizar essa competição para que eles possam testar e praticar as habilidades aprendidas em um evento oficial”, conta a professora. Para os alunos do Centro, a disputa servirá como uma seletiva para formar a equipe que participará dos campeonatos em 2014.

A Associação Jovem Atleta do CEJPII foi fundada em 2011 e atende todos os estudantes da escola, desde as turmas de educação infantil até o 9.º ano. Para Priscila o esporte trouxe mais disciplina e elevou o índice de comprometimento dos alunos com as atividades escolares. “A partir da atividade notamos uma interação maior entre os estudantes, o respeito aos colegas e a contenção da agressividade. A maior mudança percebida entre as crianças foi essa melhora no comportamento”, relata.

A Associação também incentiva a integração de pais e alunos nas atividades esportivas. Para isso realizou uma série de treinamentos prático e teórico para que os pais fossem formados no quesito arbitragem e regras do karatê. “Essa capacitação ajudou a esclarecer como funciona o sistema de pontuação do esporte e a dar suporte à equipe técnica da associação. Isso trouxe maior credibilidade aos torneios e diminuiu o índice de erros nos campeonatos. Além disso, o objetivo é integrar a escola e toda a família por meio do esporte”, explica Priscila.