O Centro de Educação João Paulo II adicionou neste ano à sua grade curricular aulas de Psicomotricidade. Essa disciplina tem como objetivo o desenvolvimento neuromuscular e o fortalecimento da coordenação motora das crianças.
A Psicomotricidade consiste em incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Agregada à disciplina escolar esse desenvolvimento fica muito mais fácil, uma vez que, além de contribuir para a formação do esquema corporal, ajuda também para a estruturação do corpo.
Por meio das atividades desenvolvidas na nova disciplina, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. “Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil”, afirma Igor Antonio Barcelos Prestes, professor de Educação Física do CEJPII, que atua como colaborar por meio da parceria do Centro com o SESI-PR.
O desenvolvimento da Psicomotricidade é muito usado em crianças, pois trabalha o relacionamento por meio de ações e está muito associada à afetividade e à personalidade do aluno, porque as pessoas utilizam o corpo para demonstrar o que sentem.
“A criança sempre está buscando experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, tudo isso sendo ressaltado na Educação Infantil. Portanto, a abordagem dessa disciplina irá permitir a compreensão da maneira com que a criança tome consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele”, revela Prestes.
De acordo com o professor, o trabalho da educação psicomotora em crianças é de grande valia, pois ajuda a prever a formação de base indispensável no desenvolvimento motor, afetivo e psicológico das crianças. “Por meio de jogos e atividades lúdicas é possível dar a oportunidade para que eles se conscientizem sobre o próprio corpo”, conclui.