Contribuintes têm até 31 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda para o CEJPII

Os contribuintes, Pessoa Física, que fazem a declaração completa de Imposto de Renda (IR) podem destinar até 6% do imposto para o Centro de Educação João Paulo II. Se o repasse for feito até 31 de dezembro deste ano, o valor já pode ser abatido na próxima declaração, que será feita em 2015. Para Pessoa Jurídica, o abatimento pode ser de até 1% do imposto de renda devido. O incentivo é feito por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Piraquara. Para fazer o repasse, a empresa ou pessoa física deve depositar na conta administrada pelo fundo em nome da escola: Banco do Brasil, Agência 3263-8 e Conta-corrente 54172-9, CNPJ 17.916.903/0001-10.

Para Elizabeth Bettega Castor, presidente do CEJPII, essa é mais uma forma de contribuir com a escola, que atende crianças carentes de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. “O Centro é reconhecido por seu modelo de ensino, na qual os alunos recebem educação integral de alta qualidade. Toda ajuda é bem-vinda e esperamos que com as doações da conta de luz seja possível fazer ainda mais pelas nossas crianças”, conta.

Segundo a presidente, dedicar parte do imposto de renda para instituições como o Centro é uma oportunidade para contribuir com ações sociais. “Esse incentivo ajuda as instituições a melhorarem as condições de vidas de várias crianças e adolescentes. Além disso, é vantajoso, pois tanto a empresa quanto o contribuinte conseguem fazer o abatimento da contribuição no imposto de renda”, ressalta.
De acordo com Elizabeth, todo repasse destinado ao Centro pelo fundo é encaminhado à escola e não sofre nenhuma intervenção. “A pessoa que quiser contribuir, mas tem dúvida de que como será feito o repasse, pode ficar tranquila de que a escola receberá a doação e que o valor será muito bem aplicado”, conta.

O Projeto
O Centro de Educação João Paulo II atende 282 estudantes carentes de 3 a 13 anos, com ensino integral das 8h às 16h30 na educação infantil (3 a 6 anos) e programa de contraturno de 4 horas diárias para estudantes do ensino fundamental da rede pública. Os alunos são selecionados pelo critério da renda familiar, ou seja, quanto menor a renda, maior a prioridade para a matrícula. Cada criança matriculada representa cerca de R$ 430,00 mensais de despesa. Todo o valor gasto na escola é coberto integralmente por doações.

Para manter o funcionamento, o Centro conta com uma equipe de 30 profissionais contratados, sendo que 12 são professores formados, com nível universitário, especializados em educação infantil. A associação criada para gerir o CEJPII não tem fins lucrativos. Dirigentes e associados não recebem remuneração de qualquer natureza.