Depois de quase 25 anos do surgimento do Coro Cabeludo, o projeto volta a se apresentar publicamente, agora com a participação de 53 alunos do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII). A apresentação será realizada na quarta-feira (03/12), às 19h, no Teatro TUCA, na PUCPR. O espetáculo, que terá duração aproximada de 40 minutos, vai trazer canções infantis e brasileiras de compositores renomados no cenário cultural como Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Edith Dedirk, Sandra Peres, Paulo Tatit, Lydio Roberto, entre outros.
A apresentação vem sendo produzida desde agosto e vai contar com a presença da banda Trombone de Frutas, integrada por ex-cantores do grupo. O espetáculo também terá a participação especial de artistas curitibanos, que passaram pela história do Coro Cabeludo, entre os convidados estão: Melina Mulazani, Helena Bel, Rosy Greca e Itaércio Rocha.
Esta será a primeira apresentação pública dos alunos do Centro e a expectativa é grande para quem está nos bastidores. “Está sendo muito prazeroso ensinar e ensaiar as músicas do projeto. Desde o primeiro instante de trabalho, os alunos se mostraram entusiasmados e em cada ensaio é possível perceber a determinação e a melhora deles”, relata Yuri Lemos, estagiário do curso de Música da PUCPR, que desenvolve o trabalho no CEJPII, ministrando as aulas do projeto.
O Coro Cabeludo foi desenvolvido nos anos 90 pelas professoras Cristina Lemos e Solange Maranho Gomes, o objetivo era musicalizar e fortalecer o sentimento de pertencimento cultural das crianças. “Na época, o projeto foi realizado em outras escolas e resultou na gravação de dois CDs e na produção de um livro com atividades musicais, além da realização de diversos espetáculos. Com a retomada do Coro no João Paulo II, esperamos resgatar a proposta de aproximar os pequenos da música e realizar mais apresentações públicas”, conta.
O projeto, que atendeu cerca de 300 crianças no passado, voltou a atuar por conta de uma parceria firmada neste ano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio dos cursos da Escola de Comunicação e Artes da universidade, e o CEJPII.
Por ser uma proposta democrática, não foram realizados testes de seleção para a elaboração do novo grupo. A ideia é que os alunos interessados em participar da recriação do coral aprendam com as aulas e descubram a própria musicalidade. “Está sendo uma experiência incrível, já que muitas crianças ao entrarem em contato com a música pela prática do canto podem reconhecer em si outras habilidades artísticas, que se integram ao fazer música. Tudo indica que a proposta vai superar nossas expectativas, pois os alunos estão bastante envolvidos e alegres”, assegura a professora Diana Sitônio Monteiro, que ministra as aulas de teatro e música do Centro.
Com aulas todas as semanas, os estudantes aprendem a desenvolver diversos aspectos artísticos, não só cantando, mas criando, dançando e inventando. Para Yuri Lemos, que se prepara para ser educador musical, além do aprendizado adquirido, a experiência com o coral está sendo muito especial, pois acompanha o projeto desde pequeno. “Participei do Coro quando era criança e esse envolvimento contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal. Assim como o coral teve influência positiva em minha personalidade, acredito que também ajudará as crianças do Centro, proporcionando novas experiências e desenvolvendo o âmbito físico, mental e espiritual”, afirma.
Serviço
Apresentação do Coro Cabeludo
Data: 03/12/14 – Horário: 19h
Local: Teatro TUCA – PUCPR – Bloco 2 (Azul)
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Rebouças
Entrada livre
Luanda Fernandes
DRT/PR 8912
(41) 8422-1424
[email protected]