Fique por dentro

Aqui no Centro de Educação João Paulo II nunca faltam boas notícias. Veja a nossa seleção de matérias e veja o que nossos amigos e parceiros andam falando por aí.

Atividades na PANDEMIA

Atividades na PANDEMIA

05.06.2020 | « voltar

 Sabendo das dificuldades referentes aos meios online, a escola optou por uma maneira diferente de repassar as atividades e manter o desenvolvimento dos alunos à distância durante a quarentena.

Diante da atual situação do nosso país, diversas escolas optaram por realizar aulas online. Infelizmente, devido a desigualdade social, muitas crianças não têm acesso às tecnologias necessárias para acompanhar os conteúdos, ainda mais neste momento em que as bibliotecas públicas também estão fechadas.

Desde o começo do período de isolamento social, essa era uma grande preocupação do Centro de Educação João Paulo II (CEJPII). “Sabemos que a maioria dos nossos alunos não tem acesso aos dispositivos necessários para assistir aulas online, a maioria não tem computador em casa e muitas vezes apenas um telefone celular, o que inviabiliza as atividades online. Por isso tivemos que pensar em outra alternativa para reduzir o impacto na educação das nossas crianças”, diz dona Elizabeth Castor, presidente do Centro Educacional João Paulo II.

O CEJPII surgiu em 2010 no município de Piraquara (PR), Região Metropolitana de Curitiba, e atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A escola está fechada desde o dia 20/03/2020, devido à pandemia da COVID-19, mas o trabalho da equipe continua para que os alunos não se desliguem totalmente dos estudos e continuem o desenvolvimento.

A Presidente da Escola conta que para suprir essa demanda, foram elaboradas apostilas impressas para os alunos. A professora Andressa Gralak é a principal responsável pela organização das atividades e contou que essas foram pensadas para um período de três meses, para evitar que os pais tivessem que sair de casa com frequência para buscar na escola. “Não sabemos quanto tempo manteremos as atividades à distância, mas precisávamos nos preparar”, contou a professora.

A comunicação com as famílias é feita pelo WhatsApp e, diariamente, Andressa envia pequenos vídeos para os alunos, explicando as atividades. “Às vezes as crianças me ligam, mandam áudios, fotos e vídeos... eu sempre respondo e eles ficam muito felizes em conversar. A frase de todos é: ‘professora, estou com muitas saudades da escola e de você’. A saudade aperta”, desabafa.

A professora se coloca à disposição para orientar os alunos e, também, ajudá-los em qualquer dificuldade. “Os pais também sempre me mandam fotos e vídeos dos pequenos fazendo as atividades, então conseguimos acompanhar, mesmo de longe, o desenvolvimento deles”, finaliza.