Problemática

Apesar dos avanços consideráveis da última década, ter acesso a uma educação de alta qualidade no nosso país é uma dificuldade para crianças com menores condições econômicas. Estudos e pesquisas mostram que, em geral, o modelo de educação pública não tem sido capaz de oferecer as competências e capacidades intelectuais que a sociedade moderna exige. Como consequência, as crianças mais carentes acabam excluídas das oportunidades sociais e profissionais.

No Brasil, as crianças entram na escola ao completarem seis anos de idade, quando deveriam iniciar aos três. O tempo de permanência diária na escola é de quatro horas em média, enquanto a recomendação é de sete a oito. Com esses dados, fica visível que enfrentamos um baixo índice de educação.

Esse baixo índice é visível também no local em que o Centro de Educação João Paulo II foi instalado, uma vez que nos anos anteriores o índice de desenvolvimento de educação básica em Piraquara era de 3,9. Hoje, o IDEP da cidade já atingiu a margem de 5,2 e a pontuação vem aumentando cada vez mais.